PROCESSOS DE NEGÓCIO -
MODELAGEM E GESTÃO
SISTEMAS
DE GESTÃO
SUSTENTABILIDADE -
PROGRAMAS SOCIOAMBIENTAIS
TREINAMENTOS
E TERCEIRIZAÇÃO

SEGURANÇA... EXISTE UM NÍVEL ACEITÁVEL PARA PERDAS?

Um debate foi lançado em um Grupo no LinkedIn, questionando sobre a validade da seguinte definição para Segurança no Trabalho: “Segurança é o controle de perdas acidentais a um nível aceitável".

NA QSMA adotamos o conceito de Programas tipo BBS (Behaviour Based Safety - Programa de Segurança Baseada em Comportamento), que estabelece que:

  • Todas as lesões e doenças ocupacionais podem ser evitadas (você sabe os riscos e você sabe o que fazer para evitar o acidente)
  • Todas as exposições de operação devem / podem ser protegidos
  • Embora o risco possa ser uma parte inevitável de nossas atividades, acidentes e lesões não o são.
  • Os padrões de segurança devem ser estabelecidos, divulgados e mantidos. As pessoas devem saber e compreender as normas de segurança para as atividades que executam.
  • Você, líder ou gestor, mantém esses padrões por meio do seu exemplo, o seu próprio comportamento, e ao certificar-se que eles sejam seguidos.

 

Partindo destes princípios não há nenhum nível “aceitável” de incidentes, perdas ou lesões. Se você aceitar a perda, você não vai trabalhar para evitá-la!

O mais alto nível de desempenho que você pode esperar de seus funcionários baseia-se nos padrões mínimos de você mesmo cria e mantém, com a sua postura, diante do comportamento indevido.

Diante disso, propusemos ao grupo uma nova definição para Segurança no Trabalho:

"A segurança é o controle sobre os riscos identificados nas atividades executadas em um ambiente de trabalho, e a promoção da conscientização, nos trabalhadores, sobre estes riscos e as possíveis consequências de mau comportamento diante deles, de modo que se possam evitar perdas de qualquer tipo, em qualquer nível."

 Quer saber mais sobre BBS e a metodologia para sua implantação?

Postado em: 11/06/13, 08:57

voltar à listagem de artigos
CONTATO