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GESTÃO POR PROCESSOS – MAPEAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS

Em 1999, Fujio Cho, presidente da Toyota Motor Corporation, enviou esta mensagem para mexer com o ânimo dos concorrentes da empresa: "Nós obtemos resultados brilhantes com pessoas comuns na gestão de processos brilhantes, enquanto nossos concorrentes obtêm resultados medíocres com pessoas brilhantes na gestão de processos medíocres."

A Abordagem de processo proposta pela ISO 9001:2008 prega que “um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um Processo”.

Estas recomendações são válidas não somente dentro do contexto da Gestão da Qualidade, mas da Gestão de Processos de Negócio de uma maneira abrangente.

A empresa precisa identificar os Processos de Negócio, fluxos de informação e materiais que efetivamente agregam valor ao que deve ser entregue como Produto ou Serviço ao final desta “Cadeia de Valor”. Estes Processos cruzam as fronteiras dos “Departamentos”, concebidos na visão tradicional do Organograma funcional.

É preciso, pois, como recomendou Davenport, criar um kit de ferramentas oficial para a Gestão por Processos.

Esta é a proposta de trabalho da QSMA.

  • Mapeamento, Diagnóstico e Otimização de Processos
  • Documentação e Padronização de Processos
  • Análise de aderência de sistemas integrados (ERP) aos fluxos de Processo
  • Análise de Riscos em Processos e definição de medidas de contingência

É imperativo que os colaboradores, aqueles que promovem a execução da Cadeia de Valores que atende ao Cliente, participem do mapeamento de seus Processos e que saibam o seu papel no desempenho de seu Processo e o seu papel na satisfação do Cliente final, sabendo dar resposta às seguintes questões:

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