GESTÃO POR PROCESSOS – MAPEAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS
A Abordagem de processo proposta pela ISO 9001:2008 prega que “um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um Processo”.
Estas recomendações são válidas não somente dentro do contexto da Gestão da Qualidade, mas da Gestão de Processos de Negócio de uma maneira abrangente.
A empresa precisa identificar os Processos de Negócio, fluxos de informação e materiais que efetivamente agregam valor ao que deve ser entregue como Produto ou Serviço ao final desta “Cadeia de Valor”. Estes Processos cruzam as fronteiras dos “Departamentos”, concebidos na visão tradicional do Organograma funcional.
É preciso, pois, como recomendou Davenport, criar um kit de ferramentas oficial para a Gestão por Processos.
Esta é a proposta de trabalho da QSMA.
- Mapeamento, Diagnóstico e Otimização de Processos
- Documentação e Padronização de Processos
- Análise de aderência de sistemas integrados (ERP) aos fluxos de Processo
- Análise de Riscos em Processos e definição de medidas de contingência
É imperativo que os colaboradores, aqueles que promovem a execução da Cadeia de Valores que atende ao Cliente, participem do mapeamento de seus Processos e que saibam o seu papel no desempenho de seu Processo e o seu papel na satisfação do Cliente final, sabendo dar resposta às seguintes questões:
- Conheço os Processos de que participo?
- Conheço o fluxo das atividades que formam estes Processos e sua sequência?
- Conheço as entradas necessárias à execução das atividades, os requisitos destas entradas e quem são seus fornecedores?
- Conheço as saídas produzidas para os outros Processos internos ou para o Cliente, e quais são os requisitos destas saídas?
- Sei como medir o desempenho dos Processos?
- Sei como promover a melhoria neste desempenho?
- Conheço a arquitetura dos Processos de Negócio que formam a Cadeia de Valor que atende os Clientes?