Sistemas de Gestão
Um Sistema Integrado de Gestão (SIG) é a combinação de processos, procedimentos e práticas adotadas por uma organização para implementar sua política de gestão integrada, em conformidade com seus compromissos com a sustentabilidade, usualmente expressos em sua Missão ou e seus Valores.
A integração de Sistemas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde & Segurança, Responsabilidade Social, e, numa abordagem moderna, a Gestão de Risco, é o caminho para a empresa atingir seus objetivos de forma mais eficiente do que por meio de múltiplos sistemas de gestão.
Desta forma, o SIG permite integrar, de forma mais eficiente, as operações do dia-a-dia dos aspectos e objetivos da qualidade, do desempenho ambiental, da segurança, da saúde ocupacional e da responsabilidade social, e, de uma forma geral, a gestão dos riscos inerentes aos seus processos.
A implementação de um Sistema de Gestão deve respeitar a estratégia de negócio, prestigiando os pontos mais críticos de seus processos. A isso deve-se o fato de que as empresas decidem implementar aqueles sistemas que agregam maior valor à sua operação, alinhando-a com seu planejamento estratégico, segundo as normas e padrões correspondentes:
- ISO 9001 (Gestão da Qualidade)
- ISO 14001 (Gestão Ambiental)
- ISO 45001 / OHSAS 18001 (Gestão de Saúde & Segurança)
- ISO 16001 (26000) (Responsabilidade Social)
- FSC / CERFLOR
- ISO 31000 (Gestão de Riscos) ou ISO 22301 (Gestão da Continuidade dos Negócios)
- HACCP / BRC / FSSC 22000