PROCESSOS DE NEGÓCIO -
MODELAGEM E GESTÃO
SISTEMAS
DE GESTÃO
SUSTENTABILIDADE -
PROGRAMAS SOCIOAMBIENTAIS
TREINAMENTOS
E TERCEIRIZAÇÃO

A Gestão de Riscos como caminho de Integração de Sistemas de Gestão

Como Representante da Direção para os três sistemas -Qualidade, Meio Ambiente, Saúde & Segurança-, eu tive a experiência de implementar um sistema de cada vez, por questões de limitação de recursos ou por foco em demandas e em estratégia, e depois tive que enfrentar as dificuldades de tratar os três sistemas de forma integrada.

Neste último semestre tive a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a PAS 99:2012 neste semestre, ao dar aulas em um curso de Pós-Graduação sobre Sistemas Integrados de Gestão. Constatei que a PAS 99:2012 uma excelente solução para quem busca por um modelo para integração dos três Sistemas, e também um guia para quem deseja implementar os três Sistemas de uma só vez.

A chave da questão é tratar a Gestão de Risco de uma forma integrada.

A ISO 14001 e a OHSAS 18001 nos levam a identificar os Perigos e Riscos (Aspectos/Impactos), definir ações e o Controle Operacional para os riscos significativos, e planos emergenciais para os cenários emergenciais identificados. A ISO 9001 não tem tais requisitos de forma explícita...

Por que não podemos encarar o item 7 da ISO 9001 como sendo a definição de um Controle Operacional sob o ponto de vista da Qualidade (considerando que os Perigos/Riscos sob o ponto de vista da qualidade também serão identificados) e, de fato, trabalhar na Gestão de Risco de forma integrada?

A Gestão de Risco, sob um ponto de vista abrangente, é o futuro, no meu modo de ver. Só sugiro dar uma olhada na PAS 99:2012, antes de debruçar-se sobre a ISO 31000, e unificar a forma de identificar e tratar seus riscos nos diversos âmbitos da gestão de seu negócio.

-

Faça contato e podemos aprofundar no assunto...

Postado em: 10/12/13, 09:05

voltar à listagem de artigos
CONTATO